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terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mitzvá 207 - Amar o Prosélito

Mitzvá 207 - Positiva:
AMAR O PROSÉLITO (CONVERTIDO)

Por esta Mitzvá somos ordenados a amar o convertido (prosélito). Ela está expressa na Palavra de HaShem, enaltecido seja Ele "e amareis o prosélito" (Devarim "Deuteronômio" 10:19). Embora esse prosélito esteja incluído em Israel - de tal forma que as palavras "amarás o teu próximo com a ti mesmo" (Vayicrá "Levítico" 19:18) se aplique também a ele -, o Eterno ordenou que lhe seja dedicado um amor maior, porque ele se converteu à Fé, e acrescentou uma Mitzvá especial em seu favor, assim como fez no caso da advertência quanto a enganá-lo, onde HaShem ordena: "e não enganareis cada um a seu companeiro" (Vayicrá 25:17), e depois acrescenta: "ao convertido não fraudareis" (Shemot "Êxodo" 22:20). A explicação dada na Guemará é que "aquele que engana um convertido/prosélito é culpado de duas violações, ou seja, "não enganareis cada um a seu companheiro" e "ao prosélito/convertido não fraudareis". Também nossa obrigação de amá-lo está em ambos: "amarás o teu próximo como a ti mesmo" e "amareis o convertido/prosélito". Isto está claro acima de qualquer dúvida, e não conheço ninguém que, ao enumerar as Mitzvôt, tenha se enganado a este respeito.
Na maioria dos Midrashot está explicado que o Eterno nos ordenou em relação aos convertidos/prosélitos o que Ele nos ordenou com relação a Si mesmo ao dizer: "e amarás o Eterno, teu D'us" (Devarim "Deuteronômio" 6:5) e "amareis o prosélito".

Maimônides

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