Netanyahu in Congress: J'lem will not be divided

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Às Comunidades Judaicas na Diáspora, por ocasião do Ano Novo judaico de 5771, por Shimon Peres

Às Comunidades Judaicas na Diáspora,
por ocasião do Ano Novo judaico de 5771
por Shimon Peres

Com o início de um novo ano, a esperança para a paz parece tangível. Enquanto nos concentramos na reunião de cúpula em Washington, oramos para que este encontro culmine com a assinatura de um tratado de paz histórico entre Israel e os palestinos, trazendo tranqüilidade, prosperidade e segurança para os povos da região.

Em busca de um futuro comum e melhor, o povo judeu da Diáspora e de Israel devem trabalhar em conjunto para o benefício das gerações que estão por vir e por um futuro mais brilhante. Neste contexto, é imperativo que um espírito de fraternidade e de um vínculo estreito com Israel continue a ser parte da educação judaica e sionista da juventude judaica na Diáspora. Eu acredito que a experiência de visitas a Israel desempenhe um papel importante na tarefa de atingir este objetivo.

Em um período em que as tentativas de deslegitimar Israel como um Estado judeu são implacáveis, é essencial que nós, tanto em Israel como o povo judeu em todo o mundo, busquemos frustrar estes esforços. Devemos mobilizar as nossas forças para denunciar as mentiras e destacar os valores do povo judeu através dos séculos, com base nos Dez Mandamentos, bem como os valores morais e éticos que constituem os alicerces do nosso país e nosso povo.

É também vital nos alinharmos com a comunidade internacional na luta contra os líderes fanáticos, munidos de armas nucleares, que negam o Holocausto e fazem apelos para a destruição do Estado de Israel.

Em um mundo onde a ciência e a tecnologia de ponta ocupam uma alta posição, Israel continua na vanguarda dos avanços nestes domínios. De fato, temos orgulho da professora Ada Yonath, do Instituto Weizmann, que recebeu o Prêmio Nobel de Química, e do Professor Elon Lindenstrauss, da Universidade Hebraica, que foi agraciado com a prestigiosa Medalha Fields de Matemática, por suas conquistas e por trazer tal crédito para Israel e para o povo judeu.

Nossa missão para o próximo ano é reforçar a nossa unidade em questões que afetam o destino e o futuro de todos nós. Devemos trabalhar juntos em harmonia e chegar a acordos através do diálogo. A solidariedade, fraternidade, tolerância e a compreensão são os alicerces de uma família forte e segura. Não podemos, nem devemos, permitir que divergências nos separarem. Devemos dedicar-nos em coletividade para o bem-estar do povo judeu.

Neste espírito, eu transmito os meus melhores votos para os nossos irmãos em todo o mundo por um ano de paz, alegria, saúde e prosperidade.

Shana Tova U'Metukah

Shimon Peres
Presidente de Israel

Nenhum comentário: