Netanyahu in Congress: J'lem will not be divided

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O POÇO E O PÊNDULO (The Pit and the Pendulum )

O Poço e o Pêndulo é um filme de terror / suspense norte-americano de 1961 ,a versão mais atual é esta do video 1991 com ator Lance Henriksen (da série de tv milênio). Baseado no conto clássico de Edgar Allan Poe do mesmo nome.Um grande clássico .só quem tem o dvd sabe ...he he he .apreciem ...

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SHABAT VAIECHI וַיְחִי - Bereshit "Genesis" 47:28 a 50:26


Estimados amigos e amigas, Shalom aleichem!

Desejo-lhes um MARAVILHOSO SHABAT, PLENO DE SHALOM!!!!

A Parasha deste Shabat e' VAIECHI וַיְחִי (Bereshit "Gen" 47:28 a 50:26). Com ela, terminamos o Livro de Bereshit e, tambem, a formacao estrutural do povo judeu! Ya'akov avinu esta dando as ultimas bencaos e orientacoes.

Conforme suas palavras, 48:7 e 49: 29-32, Abraham e Sarah, Ytzchak e Rivkah e Rahel e Leah - enfim, todos os patriarcas e matriarcas, estao mortos e sepultados e ele mesmo, Ya'akov 49:33, em pouco sera reunido aos seus pais, maes e esposas.

Cada um dos patriarcas e cada uma das matriarcas escreveu uma historia de Bereshit. Todos trouxeram os elementos de formacao do "homem" 'a imagem do Eterno. Dai' porque as letras da expressao VAIECHI וַיְחִי (vav, yod, chet, yod) somam 7 (sete), como somam sete os tres patriarcas e quatro matriarcas! Sete e' o numero da completude, do trabalho "per-fectum", ou seja, pronto e acabado! Sete sao os dias de formacao, incluindo o Shabat! Sete sao as caracteristicas ativas da Ruach HaElohim (Yeshayahu "Isaias" 11:2) expressivamente acesas na Menorah! Enfim, Vaiechi e' o momento de encerrar um processo de formacao e, com ele, a experiencia marcante de Abraham, Ytzchak e Ya'akov com o Eterno. 'A partir de entao, o Eterno sera' lembrado pelas geracoes como "HaShem", o D-us de Abraham, Ytzchak e Ya'akov.

E neste momento, como se ve logo no inicio desta Parashah, Ya'akov chama Yosef, em um ato de transferencia de responsabilidade para com a tradicao do povo judeu. Por que Yosef? Porque ele esta na Galut e porque dele, de sua descendencia, saira' o Mashiach Ben Yosef, cujo principal papel e' preparar o caminho, com luta e guerra, para o reino do Mashiach Ben David (da casa de Yehudah).

Ya'akov morre "Bereshit 49:33" e todos seus filhos o enterram (Bereshit 50:12), sob a protecao de Yosef (Bereshit 50:4). E neste instante, apos o sepultamente de Ya'akov, a historia de dor, intriga e odio entre Yosef e seus irmaos, resolvida 17 anos antes (Bereshit 47:28), e' retomada pelos irmaos de Yosef que temem, apos a morte de seu pai, uma vinganca de Yosef. Seus irmaos estavam temerosos. Quando esta noticia chegou aos ouvidos de Yosef (Bereshit 50:17), ele chorou!

Yosef amadureceu. Seus irmaos precisavam, ainda, confirmar algo que ja havia sido resolvido anos antes. Yosef os recebe e lhes faz ver que: "...voces podem ter pensado em me fazer o mal, mas o Eterno fez resultar em bem, Ele fez resultar no que realmente foi, ou seja, a vida de uma grande nacao tem sido preservada...".

Apos a morte de Ya'akov e, assim, a finalizacao do processo de formacao do povo judeu, temos um primeiro teste, para Yosef, o de esclarecer a seus irmaos o que significa "preservar uma grande nacao". Mas, se em Vaiechi, olhamos para traz, para os patriarcas e matriarcas, ate' o momento de sua morte, tambem, olhamos o presente, ou, para Yosef e seus irmaos em Galut (no Egito). E, ainda, olhamos para o futuro, para um tempo de esperanca em Eretz Yisrael (terra de Israel), para um tempo em que os judeus serao reunidos em Israel. Enfim, olhamos para um tempo de Mashiach Ben David. E isto e' expressivamente registrado em Bereshit 50:25, na voz de Yosef: "...quando o Eterno lhes conceder esta providencia especial, voces devem levar meus restos deste lugar..."

Finalmente, temos uma estrutura, uma substancia, uma formacao. Temos experiencias boas e mas! O que vamos fazer a respeito com esta heranca???

(texto sem acentos, pois o computer nao os tem)

Shabat Shalom, New York, 1 janeiro 2010 (15 Tevet 5770)

Nas Bencaos,

© Pietro Nardella-Dellova. É Professor e Consultor de Direito. Mestre em Direito pela USP. Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP. Pós-Graduado em Direito Civil e em Literatura. Formado em Direito e em Filosofia. Mestre na Sinagoga Scuola. Membro da UBE – União Brasileira dos Escritores. Autor das Obras: AMO (89), NO PEITO (89), ADSUM (92) e FIO DE ARIADNE (org./co-aut., 94), A PALAVRA COMO CONSTRUÇÃO DO SAGRADO (98), A CRISE SACRIFICAL DO DIREITO (2001) e, agora, do A MORTE DO POETA NOS PENHASCOS E OUTROS MONÓLOGOS, SP: Ed. Scortecci, 2009, 312 p.. Confira mais no Blog Café & Direito http://nardelladellova.blogspot.com/ e para contactar utilize o e-mail: professordellova@libero.it*